As Coordenadorias de Violência Doméstica dos Tribunais de Justiça (CEVIDs) foram instituídas pela Resolução n.º 128/2011 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em atendimento à Constituição Federal (art. 226, §8.º) e à Lei Maria da Penha (n.º 11.340/2006). As CEVIDs são dirigidas por magistrado(a) com competência jurisdicional ou reconhecida experiência na área de violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como, são adaptadas com equipe multidisciplinar própria, composta por técnicos colaboradores, e de equipe de pessoal de apoio administrativo.
Criada em 17 de maio de 2012, pela Resolução n.º 29/2012 do TJRR, a Coordenadoria Estadual de Violência Doméstica é órgão permanente de assessoria do Tribunal de Justiça de Roraima, que tem como atribuições principais contribuir para o aprimoramento da estrutura do Poder Judiciário, atuando, sob as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na política de enfrentamento e combate da violência contra as mulheres e no cumprimento dos dispositivos legais que protegem a mulher da violência doméstica e familiar.
A CEVID-TJRR inicialmente (maio de 2012) funcionou junto ao 1.º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, no Espaço da Cidadania da Faculdade Cathedral de Boa Vista – RR. Em dezembro de 2015, com a inauguração de novo prédio para abrigar as unidades criminais do Poder Judiciário Estadual, passou a funcionar nas instalações do Fórum Criminal Min. Evandro Lins e Silva.
De início, as atividades da Coordenadoria se voltaram aos empreendimentos necessários à instalação de uma mínima estrutura (material-logística e técnico-profissional) e aos atendimentos das necessidades geradas das demandas do 1.º Juizado de Violência Doméstica. Paralelamente, passou-se à elaboração de projetos e à construção dos demais processos ao desenvolvimento de suas atividades.
A partir dos anos de 2014 e 2015, com um maior crescimento das demandas e da complexidade das causas, a Coordenadoria passou a realizar parcerias com órgãos e instituições públicos e particulares, nas esferas federais, estaduais e municipais, para a execução dos programas e desenvolvimento das ações regulares, passando, além dos atendimentos e acompanhamentos dos casos de violência doméstica, a realizar cursos de capacitação e de outras atividades educativas abordando a temática de violência doméstica e familiar contra a mulher.
A partir da instalação do 2.º Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (em maio de 2017); das ações instituídas pela Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres pelo Poder Judiciário (Res. CNJ 254/2018), os trabalhos da Coordenadoria foram cada vez mais se diversificando, ampliando seu papel na Rede de Atendimento e sua atuação nas políticas públicas de combate à violência contra as mulheres, no âmbito do Judiciário Estadual.
Ao longo de seu funcionamento, a CEVID-TJRR tem(ve) em sua direção-coordenação os seguintes juízes e juízas atuantes na área de violência doméstica e familiar contra a mulher:
Titular no Juizado de Violência Doméstica: de 15.12.2010 a 17.04.2013 Aposentado como Desembargador em 05.02.2021.
Titular do 1.º Juizado de Violência Doméstica: de 05.06.2013 a 30.09.2019. Aposentada em 1.º.10.2019.
Titular do 2.º Juizado de Violência Doméstica, desde 05.07.2018.
Titular do 1.º Juizado da Violência Doméstica, desde 14.08.2020.